III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura ocorre de 8 a 10 de outubro no Crato

A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (PROCULT-UFCA) promove, de 8 a 10 de outubro, o III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC). O evento, que será realizado no Campus Pimenta da URCA, no Crato, conta, em sua programação, com Conferência, Mesas-redondas, Encontro com Pesquisadores, Grupos de Trabalho, Encontro com Observatórios de Economia Criativa, apresentações artístico-culturais, Feira Cariri Criativo e show de encerramento.

Com o tema “Pesquisa em cultura e pluralismo epistemológico”, o III EBPC ocorre pela primeira vez na região Nordeste e vai reunir pesquisadores no campo de cultura para debater e fomentar o diálogo entre instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração neste campo de pesquisa, que cresce a cada ano no país.

O evento terá sua solenidade de abertura na quinta-feira (8), às 16h, no Salão de Atos da URCA – Campus Pimenta. A programação segue com a Mesa-redonda “Encontro de Saberes” e conferência do antropólogo e fotógrafo Arthur Omar. Na sexta-feira (9) e no sábado (10), a programação terá início às 8h, com os Grupos de Trabalho – foram selecionados 379 trabalhos nos 21 GTs –, Encontro com Pesquisadores e Encontro dos OBECs. No período da tarde, a programação continua a partir das 14h com os Grupos de Trabalho e as Mesas-redondas, que serão realizadas simultaneamente no Salão de Atos da URCA e no auditório do Geopark Araripe, na sexta-feira e no sábado.

O Encontro contará ainda com apresentações do Coco Frei Damião de Juazeiro do Norte, performance do projeto Queerdel, exibição de filmes, Feira Cariri Criativo (no Largo da Rffsa, a partir de 18h) e show de encerramento de João do Crato e Siba, também no Largo da Rffsa, a partir das 22h do dia 10 de outubro.

O III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura conta com o apoio da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Geopark Araripe, da Prefeitura do Crato (CE), da CAPES, do Sesc, do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri e da Adufc.

Saiba mais no site ebpc.ufca.edu.br.
Ouvintes ainda podem se inscrever no site: forms.ufca.edu.br.

PROGRAMAÇÃO DO III ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CULTURA

8 de outubro (quinta-feira)

15h30 – Apresentação do Coco Frei Damião de Juazeiro do Norte (em frente ao Salão de Atos da URCA Pimenta)
16h – Solenidade de Abertura

16h15 – Mesa de abertura: Encontro de saberes (Salão de Atos da URCA – Crato)
José Jorge de Carvalho (UnB)
Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande)
Marinez Pereira do Nascimento (Coco Frei Damião de Juazeiro do Norte)
Carmén Saenz Coopat (UFCA) – mediadora

18h – Orquestra Sinfônica da UFCA

19h – Conferência de abertura (Salão de Atos da URCA – Crato)
Arthur Omar (antropólogo, etnógrafo, artista múltiplo)

A partir das 18h – Feira Cariri Criativo (Largo da Rffsa)

9 de outubro (sexta-feira)

8h às 10h – Grupos de Trabalho (Salas de aula da URCA – Crato)

10h – Performance do Queerdel (URCA – Campus Pimenta)

10h30 às 12h – Encontro com Pesquisadores (Salas de aula da URCA – Crato)
Encontro1 – Pablo Ortellado (USP) e Luciana Piazzon Barbosa Lima (USP) – Revisão Crítica das Políticas Culturais
Encontro 2 – Luiz Augusto Rodrigues (UFF) – Produção do Território e do fomento da cultura – e João Domingues (UFF) – Gestão urbana e políticas culturais
Encontro 3 – Lia Calabre (FCRB) – Política Cultura e Participação Social: Problemáticas e perspectivas a partir dos conselhos de cultura – e Roberto Marques (URCA) – Pontos de fuga e reterritorializações: Etnobiografias de um Cariri que ainda está por vir

14h às 16h – Grupos de Trabalho (Salas de aula da URCA – Crato)

16h30 – Mesa 1 – Brasil brasis (Auditório do Geopark Araripe – Crato)
Maria do Perpétuo Socorro (UFAM);
Albino Rubim (UFBA);
José Márcio Barros (PUCMG);
Roberto Marques (URCA – mediador)

16h30 – Mesa 2 – Cultura e Novas Epistemologias (Salão de Atos da URCA – Crato)
Liv Sovik (UFRJ);
Leandro Colling (UFBA);
Benjamin Abdala (USP)
Alexandre Barbalho (UECE – mediador)

10 de outubro (sábado)

8h às 10h– Grupos de Trabalho (Salas de Aula da URCA – Crato)

8h às 12h – Encontro dos Observatórios de Economia Criativa – “Pesquisa sobre a Dimensão Econômica da Cultura” (Salão de Atos da URCA)

10h30 às 12h – Encontro com Pesquisadores (Salas de Aula da URCA – Crato)
Encontro 4 – Allan Rocha (UFRRJ) e Leandro Mendonça (UFF) – Originalidade e Usos transformativos
Encontro 5 – Leonardo Guelman (UFF) e Carmén Coopat (UFCA)- Encontro de Saberes nas Universidades do Ceará: um desafio epistêmico
Encontro 6 – Weber dos Anjos(UFCA) – Trajetórias musicais e caminhos de formação: a constituição do habitus docente de três músicos educadores da região do Cariri – e Sônia Meneses (URCA)
Encontro 7 – Adair Rocha (UERJ/PUC-RJ) – Cultura e Comunicação e a emergência da cidade periférica – e Leonardo Sá (UFC) – Brutalidade, crueldade e morte nas letras dos sertões: Zé Lins, Velho Graça, João Rosa, Pedro Nava e Ronaldo Correia de Brito

14h às 16h – Grupos de Trabalho (Salas de Aula da URCA – Crato)

16h – Apresentação de filmes (Salão de Atos da URCA – Crato)

16h30 – Mesa 3 – Comunicação, linguagens e cultura (Salão da Atos da URCA – Crato)
Ivana Bentes (MinC)
Antônio Vicente Pietroforte (USP)
Daniela Bracchi (UFPE)
Cleyton Fernandes (UFCA – mediador)

16h30 – Mesa 4 – Política e federalismo culturais (Auditório do Geopark Araripe – Crato)
Silvana Meireles (Fundaj);
Guilherme Sampaio (SECULTCE);
Dane de Jade (SECULT-Crato);
Ivânio Azevedo (UFCA)

A partir das 18h – Feira Cariri Criativo (Largo da Rffsa)

22h – Show de Encerramento (Largo da Rffsa)
João de Crato (CE) – Uranianos