Arthur Omar fará a conferência de abertura do III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura

26 de maio de 2015

A conferência de abertura do III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura será com o antropólogo e artista visual Arthur Omar, no dia 8 de outubro, às 19h, no Salão de Atos da URCA, no Crato. Omar é antropólogo, artista de múltiplas linguagens e tem uma obra que contempla cinema, vídeo, fotografia, música, poesia, além de reflexão teórica.

Em todos os campos em que atua, Arthur Omar instiga novas maneiras de pensar e de usar a linguagem com a qual trabalha. Sua obra é voltada para uma nova iconografia da realidade brasileira. Entre as suas premiações e apresentações, se destaca a participação na Bienal de São Paulo em 2002, com a obra “Viagem ao Afeganistão”, conjunto de 30 fotografias feitas entre Cabul e Bamyan, compondo paisagens paradoxais que desconstroem o olhar jornalístico.

O artista escreveu diversos livros sobre a Fotografia e a Antropologia, como “Antropologia da Face Gloriosa”, “O Zen e a Arte Gloriosa da Fotografia” e “O Esplendor dos Contrários”. No cinema, se destaca com o longa Triste Trópico (1974), que recebeu a Placa de Prata da Crítica no Festival do Cinema Brasileiro de Belém no mesmo ano. Seus curtas-metragens tratam de diversos temas, como adaptações carnavalescas de famosas obras de Oswald de Andrade, a Revolta dos Alfaiates na Bahia e até um curta sobre guerras, chamado “Vocês” (1979).

Site: http://www.arthuromar.com.br/

css.php